quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Questões cabeludas de cartografia da UFPR

O vestibular 2011 da UFPR foi beeem exigente em cartografia

1. A figura a seguir ilustra duas representações da região Sul do Brasil em projeções cartográficas (Mercator e UTM – Universal Transversa de Mercator). Apesar do uso de uma mesma escala, é possível observar que elas apresentam tamanho diferenciado. Quanto a isso, é correto afirmar:
a) As Projeções de Mercator e Universal Transversa de Mercator apresentam o mesmo processo de
deformação, podendo-se atribuir as alterações no tamanho das representações a interesses políticos.
b) As duas representações estão corretas, devendo-se a deformação ao fato de que os estados da região Sul
apresentam menor relevância econômica no contexto nacional.
c) As projeções Universal Transversa de Mercator e de Mercator são diferentes e empregam distintos
processos de deformação, alterando o tamanho das representações.
d) A representação que utiliza a Projeção de Mercator está correta, uma vez que é oficialmente empregada no Brasil para a representação do território nacional, enquanto que aquela que utiliza a Projeção UTM é
inadequada, pois se aplica a representações em escala global.
e) Apesar de as escalas apresentarem valores idênticos, as figuras foram deformadas aleatoriamente, provocando as diferenças no tamanho.

RESPOSTA: C

2. Para a produção dos mapas de uma determinada localidade, optou-se por utilizar as escalas 1:2000 e 1:10000, a projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) e o Datum SIRGAS 2000. Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas:
1. Os mapas deverão ser feitos na escala 1:10000 e depois reduzidos para a escala 1:2000.
2. Os mapas produzidos na escala 1:2000 apresentam maior riqueza de detalhes que os produzidos na escala
1:10000.
3. Uma estrada desenhada no mapa de escala 1:10000 com 4 cm de extensão aparecerá representada no mapa com escala 1:2000 por uma linha com 20 cm de extensão.
4. Uma quadra com área de 10 m x 10 m (100 m2) desenhada no mapa de escala 1:10000 medirá 500 m2 no mapa de escala 1:2000.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

RESPOSTA: D

Depois vou fazer um post (juro) explicando melhor as diferentes projeções...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mapa Paraná em 1948

Galera se vcs lembram bem, faz pouco tempo que CM completou 60 anos
Esses eram os municípios do estado em 1948. O oeste tinha pouquíssimos municípios

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Hidrografia do Paraná

A hidrografia do Paraná é muito rica
Em geral, rios de Planalto têm elevado potencial hidrelétrico. Um bom exemplo disso é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no rio Paraná, em Foz do Iguaçu.

O rio Paraná percorre no estado do Paraná, cerca de 400 km de distância, desde a foz do rio Paranapanema até a foz do rio Iguaçu. Além de formar a principal bacia fluvial do Estado, destaca-se pelo seu grande potencial hidrelétrico, um dos maiores do Brasil. Seus principais afluentes são os rios Paranapanema, Ivaí, Piquiri e Iguaçu..
O rio Paranapanema, nasce no estado de São Paulo e banha o norte do Paraná, servindo de divisa para os dois estados. Ele apresenta quedas que foram aproveitadas para a construção das hidrelétricas de Xavantes, Capivara, Salto Grande e outras.
O rio Ivaí é o maior rio paranaense, nasce e deságua no Paraná.
O rio Iguaçu abrange a maior parte do sul do estado, tem muitas quedas, o que faz dele o maior produtor de energia elétrica do país. Nasce perto de Curitiba e deságua no rio Paraná, fazendo a divisa com a Argentina.
O rio Piquirí deságua no rio Paraná próximo a cidade de Guaíra.
A bacia do sudoeste são formadas por rios que nascem na Serra do Mar e deságuam no Oceano Atlântico. Alguns deles formam-se no Paraná e banham parte dele. São eles, o rio Ribeira que nasce no Paraná e deságua em são Paulo e os rios do litoral, que são pequenos rios que nascem próximos a Serra do Mar e deságuam no Oceano, entre eles temos o Nhundiaquara, o Guaraçu e o Saí.

Vegetação do Paraná

Nós todos amamos as Araucárias, e elas realmente são lindas....mas a vegetação do Paraná não é só de florestas e Araucárias, em Campo Mourão mesmo existe uma área de Cerrado preservada.

Seguinte: quando a gente fala em vegetação do Paraná é estamos falando sempre  de uma condição teórica.
Teórica porque a gente sabe que boa parte das florestas do estado já foram devastadas, dá uma olhada na figura aí embaixo.
Dá pra observar que sobrou muito pouco da vegetação original do estado, que deu lugar à agricultura, especialmente no Terceiro Planalto, onde a gente mora.

Os tipos de vegetação do Paraná são os seguintes:
Mata Atlântica: Ocupava uma área de aproximadamente 46% do estado, aí incluídas as porções mais baixas (baixada litorânea, encostas da serra do Mar, vales do Paraná, Iguaçu, Piquiri e Ivaí) ou de menor latitude (toda a parte setentrional do estado).
Floresta subtropical: (a gente costuma chamar de Floresta de Araucárias) é uma floresta mista, composta por formações de latifoliadas e de coníferas. Estas últimas são representadas pelo pinheiro-do-paraná ou Araucária. A mata dos pinheiros recobria as áreas mais elevadas do estado. Essa formação ocupava 44% do território paranaense e ainda parte dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 




Campos limpos: Ocorrem nas áreas mais elevadas dos planaltos paranaenses. A mais extensa dessas manchas é a dos chamados campos gerais, que recobrem toda a porção oriental do segundo planalto. Outras manchas de campo limpo são as de Curitiba e Castro, Guarapuava e Palmas. Os campos limpos ocupam cerca de 9% do território.
Cerrados: Ocupam área muito reduzida -- menos de um por cento da superfície estadual. Formam pequenas manchas no segundo e terceiro planaltos.

Mapa de vegetação do Paraná


Os três Planaltos Paranaenses

Primeiro Planalto
Começa junto à Serra do Mar, e estende-se até a Serrinha. O primeiro planalto paranaense resultou da erosão que o rebaixou de um antigo nível, e seus terrenos muito antigos, pertencem à era Pré-Cambriana.
O Primeiro Planalto, é conhecido como Planalto de Curitiba. É formado principalmente por rochas magmáticas e metamórficas
Segundo Planalto
Também conhecido como Planalto de Ponta Grossa, compreende a região ocupada pelos Campos Gerais.  
Em sua formação geológica, predominam as rochas sedimentares  da era Paleozóica
Exemplo e rochas sedimentares: Vila Velha
Imagem: Parque Estadual de Vila Velha- Ponta Grossa
Também há no Segundo Planalto presença de carvão mineral.
Terceiro Planalto
Ocupa 2/3 de superfície do Estado do Paraná. Campo Mourão está localizada no terceiro planalto.
Foi formado pelo derrame de rochas magmáticas e por depósitos de rochas sedimentares. Esse foi o maior derrame de lavas vulcânicas do mundo, que mais tarde originou a famosa terra roxa.