Resolvi criar esse espaço pra que vcs, meus queridos alunos consigam me encontrar e tirar dúvidas de uma forma fácil.
Também vou tentar deixar materiais interessantes pra ajudar nos estudos (já q todos são muito interessados) e evitar tirar xerox, que sai caro pra mim e pra vcs
Ah, também pra divulgar os trabalhos de vcs, de quem quiser, é claro
Bjo
Primeiro Post: Cartografia
Esse é um pedaço de um artigo muito legal que saiu na Ciência hoje e fala sobre anamorfismo em mapas, ou seja, deformar um mapa para representar algum fenômeno.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiivjkDvIgmgVwlIlMt60qYBmTMA9Ji64ptOZ7WvqV1EBO_M-cBTxTnwuviYo95Lij97FKNRNsA8030raa0qQSoF4Rcun72GH7ZoLhnBER-3bs39KR0wsvFM4WzsvB2OEQugO_9Zk4c-sI/s320/mapa2.jpg)
A cartografia pode mostrar outros aspectos do espaço geográfico além das distâncias medidas em metros e quilômetros. É o que propõe a geógrafa Fernanda Padovesi Fonseca. Em sua tese de doutorado, defendida em setembro na Universidade de São Paulo, ela questiona a cartografia tradicional euclidiana como a linguagem ideal para representar a geografia.
"Entre os pesquisadores dessa área, a cartografia está naturalizada como linguagem exclusiva da geografia, mas ela não consegue representar o espaço de modo adequado da forma como é feita hoje", explica Fonseca. "Nos mapas atuais, as distâncias são representadas de modo absoluto e as diferenças sociais são esquecidas. Um condomínio fechado pode estar ao lado de uma favela em um mapa que só verifique a distância em quilômetros, mas as distâncias sociais são enormes", exemplifica.
Nos mapas-múndi, os oceanos estão em posição de destaque e ocupam muito mais espaço, mas as pessoas vivem nos continentes", diz Fonseca. "Outra base além dos tradicionais metros – da cartografia euclidiana – poderia permitir que, nesse caso, os continentes fossem representados de outra forma que mostrasse a importância relativa de cada um."
Uma nova maneira de representar essas mudanças – ainda pouco explorada no Brasil – é o uso de outros elementos para a confecção dos mapas, como dimensão da população e medidas temporais. Esses procedimentos são conhecidos como anamorfoses.
Embora essa discussão mobilize muitos teóricos da geografia, não se sabe quando ela modificará os mapas usados no dia-a-dia. Segundo Fonseca, ainda há muita resistência a uma nova cartografia entre os próprios geógrafos, o que tem atrasado o desenvolvimento teórico e prático da disciplina. "Além disso, os mapas geométricos estão tão consagrados que a criação de novos mapas concebidos em outras bases terá imensas dificuldades para ganhar espaço e visibilidade", prevê.
Eliana Pegorim
Ciência Hoje On-line
08/11/04
Pra falar a verdade, sou mais os mapas dos alunos do segundo ano, que foram muito criativos e exploraram diversos temas.
Se eles deixarem, eu posto aqui pra todo mundo ver
Prooofessora Drika !
ResponderExcluirPoosta Noossas Mapaas SUPER DEFORMADOS!
:D
Pode deixar, é q eu ando meio sem tempo
ResponderExcluire professora nao posto nem meu perfil topográfico nem meu mapa deixa vc
ResponderExcluir