terça-feira, 9 de novembro de 2010

Hidrografia do Paraná

A hidrografia do Paraná é muito rica
Em geral, rios de Planalto têm elevado potencial hidrelétrico. Um bom exemplo disso é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no rio Paraná, em Foz do Iguaçu.

O rio Paraná percorre no estado do Paraná, cerca de 400 km de distância, desde a foz do rio Paranapanema até a foz do rio Iguaçu. Além de formar a principal bacia fluvial do Estado, destaca-se pelo seu grande potencial hidrelétrico, um dos maiores do Brasil. Seus principais afluentes são os rios Paranapanema, Ivaí, Piquiri e Iguaçu..
O rio Paranapanema, nasce no estado de São Paulo e banha o norte do Paraná, servindo de divisa para os dois estados. Ele apresenta quedas que foram aproveitadas para a construção das hidrelétricas de Xavantes, Capivara, Salto Grande e outras.
O rio Ivaí é o maior rio paranaense, nasce e deságua no Paraná.
O rio Iguaçu abrange a maior parte do sul do estado, tem muitas quedas, o que faz dele o maior produtor de energia elétrica do país. Nasce perto de Curitiba e deságua no rio Paraná, fazendo a divisa com a Argentina.
O rio Piquirí deságua no rio Paraná próximo a cidade de Guaíra.
A bacia do sudoeste são formadas por rios que nascem na Serra do Mar e deságuam no Oceano Atlântico. Alguns deles formam-se no Paraná e banham parte dele. São eles, o rio Ribeira que nasce no Paraná e deságua em são Paulo e os rios do litoral, que são pequenos rios que nascem próximos a Serra do Mar e deságuam no Oceano, entre eles temos o Nhundiaquara, o Guaraçu e o Saí.

2 comentários: