terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vegetação do Paraná

Nós todos amamos as Araucárias, e elas realmente são lindas....mas a vegetação do Paraná não é só de florestas e Araucárias, em Campo Mourão mesmo existe uma área de Cerrado preservada.

Seguinte: quando a gente fala em vegetação do Paraná é estamos falando sempre  de uma condição teórica.
Teórica porque a gente sabe que boa parte das florestas do estado já foram devastadas, dá uma olhada na figura aí embaixo.
Dá pra observar que sobrou muito pouco da vegetação original do estado, que deu lugar à agricultura, especialmente no Terceiro Planalto, onde a gente mora.

Os tipos de vegetação do Paraná são os seguintes:
Mata Atlântica: Ocupava uma área de aproximadamente 46% do estado, aí incluídas as porções mais baixas (baixada litorânea, encostas da serra do Mar, vales do Paraná, Iguaçu, Piquiri e Ivaí) ou de menor latitude (toda a parte setentrional do estado).
Floresta subtropical: (a gente costuma chamar de Floresta de Araucárias) é uma floresta mista, composta por formações de latifoliadas e de coníferas. Estas últimas são representadas pelo pinheiro-do-paraná ou Araucária. A mata dos pinheiros recobria as áreas mais elevadas do estado. Essa formação ocupava 44% do território paranaense e ainda parte dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 




Campos limpos: Ocorrem nas áreas mais elevadas dos planaltos paranaenses. A mais extensa dessas manchas é a dos chamados campos gerais, que recobrem toda a porção oriental do segundo planalto. Outras manchas de campo limpo são as de Curitiba e Castro, Guarapuava e Palmas. Os campos limpos ocupam cerca de 9% do território.
Cerrados: Ocupam área muito reduzida -- menos de um por cento da superfície estadual. Formam pequenas manchas no segundo e terceiro planaltos.

Mapa de vegetação do Paraná


2 comentários: