domingo, 9 de maio de 2010

Criação do estado do Iguaçu

Considerando a discussão que rolou na sala de aula com a turma do segundo ano, resolvi escrever esse texto

O Movimento Pró Criação do Estado do Iguaçu surgiu em 1946, após a extinção do Território Federal do Iguaçu. Os territórios federais eram áreas d3e intervenção direta do poder federal, e tinham grande importância geopolítica, já que era fundamental pra vargas proteger a fronteira.

Uma parte da população do estremo oeste paranaense ficou bastante revoltada com a extinção do Território Federal e tentaram, entre outras medidas, colher assinaturas em prol do Iguaçu. Curitiba, é claro, não gostou nada da idéia. (Perguntem pros avós de vcs sobre isso)

Em 1962, foi criada a Comissão para o Desenvolvimento e Emancipação do estado do Iguaçu (CODEI) e em 1968, em Pato Branco, a SODEI Sociedade para o Desenvolvimento e Emancipação do estado do Iguaçu, que foi bastante reprimida durante a ditadura militar. (Só pra lembrar, 68 foi o ano do AI-05).

O Movimento voltou a ser forte nos anos 80 e 90 e em 1991 foi até enviado um projeto de Plebiscito para a Câmara Federal, mas o projeto não foi aprovado.

Do outro lado, houve também um movimento chamado “O Paraná é Indivisível”, que surgiu exatamente contra a criação do estado do Iguaçu.

Por que criar mais um estado no Sul?

Para os lídres do Movimento, isso significaria autonomia política em relação ao Paraná e Santas Catarina, além de mais desenvolvimento, já que já existia aquela idéia de que o oeste do estados estava um pouco de lado.

Quais seriam as fronteiras do Estado?

Uma parte do que foi o território do Iguaçu foi descartada pelos separatistas, exatamente a parte entre os rios Piquiri e Ivaí. Por quê? Segundo um dos líderes do movimento, por questões culturais, já que essa região do Paraná foi colonizada por nordestinos e paulistas.


Agora que vocês já sabem um pouco mais sobre isso, me ajudem:

  • Cadê Campo Mourão? Está dentro ou fora do pretendido estado do Iguaçu?
  • Vocês gostariam de ser "Iguaçuenses" ou preferem continuar paranaenses?


Fontes:

LOPES, Sérgio. Estado do Iguaçu: A trajetória de um Movimento. Revista Informe Gepec. N. 2, 2004.

LOPES, Sérgio. Raízes do Movimento Pró-Criação do estado do Iguaçu. III Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Cascavel – 18 a 22 de Outubro de 2004

Um comentário:

  1. Campo Mourão estaria fora de Iguaçu , mas futuramente em 2016 no estado de Maringá no qual tera tambem o estado de Londrina

    ResponderExcluir